- Área: 2380 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Rafael Gamo, Arturo Arrieta
-
Fabricantes: Acerored, Durezza, Inoxiline, Jazza, Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com os terremotos de setembro de 2017, cidades inteiras e pequenos povoados na região central do México foram gravemente afetados. Com o epicentro na pequena cidade de San Felipe Ayutla, mais de 200 escolas da rede pública de ensino foram severamente danificadas somente no Estado de Puebla, a grande maioria delas, localizadas em áreas rurais.
Poucos meses depois do terrível abalo sísmico, fomos chamados pelas empresas IENOVA e GDI para projetar e reconstruir os edifícios das escolas rurais de ensino fundamental das comunidades de Santa Isabel Cholula e San Martín Tlamapa.
Tivemos que desenvolver o projeto em tempo recorde, afinal, era preciso reconstruir praticamente todas as escolas da região. Por isso, decidimos utilizar sistemas pré-fabricados e modulares, utilizando como esqueleto, uma estrutura metálica modular de 3 x 3 x 3 metros. Esta estrutura de aço galvanizado, resistente à abalos sísmicos de grandes magnitudes, pode ser facilmente adaptados para acomodar diferentes tipos de espaços programáticos. Além disso, devido as suas características estruturais, é muito mais simples de adaptá-las ao terreno, facilitando e agilizando todo o processo de construção. Para o fechamento, utilizamos painéis pré-fabricados de concreto leve GRC - modulados nas mesmas dimensões das portas e janelas-, permitindo acoplar facilmente cada um destes elementos, e o que é melhor, substituí-los ou desloca-los proporcionando ainda mais flexibilidade ao projeto. Os módulos foram então cobertos com telhas metálicas galvanizadas em duas águas, com uma zenital na cumeeira que permite a ampla iluminação dos espaços da escola durante todo o dia. Interiormente, o acabamento foi feito com um sanduíche de madeira laminada e PVC recheado com isolamento termo-acústico proporcionando um ambiente aconchegante e luminoso.
A relação com a geografia, a orientação solar, os ventos dominantes, a paisagem natural, os eixos visuais, a vegetação nativa, a topografia e geometria dos lotes, tudo isso foi minuciosamente considerado e de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto. Foram criados uma série de corredores abertos que funcionam como portais de entrada, conectando os espaços da escola e marcando a transição entre exterior e interior. Os espaços de ensino encontram-se visualmente conectados com o entorno, fazendo a mediação entre a escala humana das salas de aula e a amplitude dos espaços recreativos abertos em meio a paisagem rural mexicana.
Foram realizados distintos estudos bio-climáticos para garantir melhores condições de conforto ao longo do dia e do ano. A partir destes dados, decidimos pelos materiais mais adequados que contribuíssem para um funcionamento mais eficiente do sistema passivo de ventilação e iluminação natural, evitando ao máximo o uso de energia elétrica durante o dia. Em ambos os edifícios foram instalados sistemas de captação e armazenamento da água da chuva.
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL JOSÉ MARIA MORELOS
Localizada no município de Santa Isabel Cholula, a nova estrutura foi construída no mesmo local da antiga escola, destruída durante os terrenos de setembro de 2017. O novo edifício foi reconstruído no mesmo local, utilizando as bases das antigas estruturas para orientar e organizar o eixo compositivo do projeto e o programa da escola, o qual se desenvolve ao redor da quadra esportiva existente. A orientação global do conjunto favorece a ventilação natural dos espaços e pátios assim como a iluminação natural ao longo do dia.
Como a escola encontra-se isolada em meio a paisagem rural de Puebla, decidimos por configurar um grande pátio de uso público e convívio para onde se voltam todos os espaços da escola, com o novo edifício da biblioteca em seu centro.
O edifício de serviços encontra-se disposto paralelamente entre a quadra e a praça de aceso, minimizando a presença da nova grande cobertura da cancha esportiva da escola.
Os edifícios que sobreviveram ao terremoto foram reconstruídos e adaptados para abrigar as funções administrativas assim como as salas de informática e áreas de uso múltiplo.
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL MIGUEL NEGRETE
Implantada no povoado de San Martin Tlamapa, parte do município de Santa Isabel Cholula, construímos uma estrutura completamente nova para abrigar a escola de ensino fundamental de San Martin.
Por se tratar de um projeto novo, consideramos os estudos bio-climáticos prévios para a implantação dos edifícios, assim como as vistas para a bela paisagem rural da região.
O edifício principal foi implantado longitudinalmente com orientação nordeste, favorecendo a vistas para a paisagem de San Martin Tlamapa. As salas de aula foram então agrupadas em dois blocos, separados por um amplo jardim que por sua vez, torna-se o ponto focal do projeto e o espaço de articulação dos edifícios da escola.
Por sua vez, os edifícios administrativos e de serviços atravessam estes dois módulos principais, dividindo o terreno em três áreas comuns: praça de acesso, praça cívica e quadra esportiva.